quarta-feira, julho 25

De Nelson, pelo Âmbar |4| - Mentiras e Desabafos

Foto: Anderson Damião

Uma noite de mentiras, fingimentos e desabafos. Assim, a gente pode resumir o quinto encontro do processo Doroteia, que o Coletivo Âmbar está preparando para o Festival de Leituras Dramatizadas de Caruaru. Nessa noite, as atrizes puderam entrar em contato com áreas desconhecidas de si mesmas e se questionar: o que é mentira e verdade? Que necessidades me conduzem à mentira, a fingimento? O que estamos fazendo no palco além de contar mentiras? E a principal: Como acreditar em minhas próprias mentiras?


O encontro começou com um exercício no mínimo inusitado: com os olhos vendados, as atrizes iam recebendo estímulos sonoros e corporais pelo restante do elenco – desde sussurros ao pé do ouvido, passando por gritos desesperados e chegando até lambidas e mordidas – para, em seguida, narrar ‘a cena’ que havia sido criada na sua mente a partir destes estímulos. No ultimo destes exercícios, Amanda Clélia participou de uma sessão improvisada de “tortura”, em que facilitadores e elenco se uniram para questionar a veracidade de seu discurso, conduzindo-a à humilhação e ao desespero em momentos tensos como a iminência da crucificação da prostituta que ela personificava no exercício.

Depois dos arrepios que este estágio havia provocado, acontecem os primeiros momentos de reflexão, em que as participantes relacionam os exercícios à sua postura como mulher e como atriz, desvelando suas dificuldades em conduzir-se no processo, ao mesmo tempo em que se satisfazem por participar do mesmo. Depois desse momento de um ‘desabafo positivo’, seguiu-se a leitura do segundo ato do texto rodrigueano, dando lugar às dificuldades na concepção da cena. Repetem-se as leituras sucessivas vezes, ainda sem conseguir o resultado almejado, o que nos leva a refletir sobre o que é necessário ao ator para que ele possa, de fato, imergir no universo do texto, mesmo com exercícios tão bons como os iniciais. Aí, reina toda a dificuldade do processo Doroteia: como unir as descobertas dos exercícios à potencialização da leitura do texto rodrigueano?

A resposta? Só no encontro seguinte.

- por Márcio Andrade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário