domingo, agosto 12

De Nelson, pelo Âmbar |7| - Peça-problema


Clique aqui para ampliar

E o processo Dorotéia continua. Com boa parte das cenas sendo marcadas, sonoplastia e programação visual em fase de preparação, podemos dizer que essas mulheres começam a se tornar cada vez mais concretas para nós.

Interessante que, ao começar a pesquisar mais sobre o texto, vimos que esta não seria uma tarefa fácil, já que essa é uma das mais controversas obras de Nelson. Considerada uma “peça-problema” por vários especialistas e com problemas tão grandes que raramente pôde ir ao palco, a chamada “farsa irresponsável” de Nelson trata de todas as formas de atração sexual, incestos, ciúmes e assassinatos familiares. 

Por meio de uma linguagem cada vez mais lírica, o dramaturgo também se aproxima do mito da origem do próprio teatro, em que a Tragédia e a Comédia nascem por meio dos mesmos rituais dionisíacos. Para quem deseja conferir o resultado, basta chegar na Leitura Dramatizada que vai acontecer no dia 21 de Agosto, no Teatro Joaquim Cardozo, às 20 horas. Embriague-se com toda a tragédia e o lirismo dessas Mulheres de Nelson

(Baseado no artigo Dorotéia de Nelson Rodrigues: Poesia, Sonho e Repressão Sexual, de Anchyses Jobim Lopes. Para ler o artigo completo, clique aqui)

por Márcio Andrade

Nenhum comentário:

Postar um comentário