sexta-feira, agosto 24

De Nelson, pelo Âmbar |11| - A voz dos convidados


Antes de qualquer coisa, esclareço que não sou, nem de longe, uma especialista em assuntos de teatro, mas que escrevo apenas para compartilhar a minha experiência pessoal de expectadora. Estar diante de uma obra de Nelson Rodrigues é certamente uma experiência inquietante e conflituosa para a maior parte das pessoas. Porém, a partir da experiência recente de assistir à leitura dramatizada de Dorotéia, considero intuitivamente que este seja um texto especialmente desafiador e penso ser necessário ousadia e destemor para fazer-lhe ganhar vida nos palcos.



O texto traz a história de Dorotéia, moça de beleza exuberante e ex-prostituta que depois da morte do filho vai morar na casa de suas três primas viúvas, puritanas e feias. Em troca de abrigo, ela decide abrir mão de sua beleza, tornar-se feia tal qual as velhas viúvas e seguir o destino das mulheres da família. Breve introdução à parte, não pretendo fazer um resumo da peça, da história que conta, e menor ainda é o meu interesse em elaborar uma boa crítica sobre ela – não teria sequer ferramentas para isso. Como disse, gostaria apenas de compartilhar deste meu contato.

Pois bem, no palco um cenário forte e cuidadosamente pensado convida o público a adentrar na sala da casa de três feias viúvas irmãs - onde toda a história irá se desenrolar – e, imediatamente, de cara mesmo, dá conta de nos apresentar ao universo mítico e fantástico que a obra “Dorotéia” traz consigo. Daí por diante, as atuações e vozes fortes das seis atrizes que se revezam em cena nos levam a caminhar pela atmosfera áspera, hostil e misteriosa da narrativa, dando contornos e profundidade às personagens e desenhando na imaginação do público – na minha, ao menos - as histórias narradas por cada uma delas, como se as pudéssemos ver acontecer em nossa frente. 
Assim, a leitura traz aquilo que acho das coisas mais importante na experiência com o teatro: busca construir uma atmosfera envolvente para contar uma história, não subestimando a ludicididade da linguagem teatral, mas vale-se bem de recursos fantásticos para construir este diálogo. Parabéns ao grupo, que se aventurou na leitura das difíceis linhas de Dorotéia.

por Indira Corban

Nenhum comentário:

Postar um comentário