sexta-feira, março 15




08 de março de 2013 – 9h30 – Sala 44 – UFPE

O encontro é iniciado com uma conversa entre o diretor Willams Costa e os atores Jéssica Viana e João Neto, sobre a preocupação com o espetáculo. O ator João Neto lê a cena 2, Entre pães e morte e, em seguida, Jéssica Viana também lê. Vamos trabalhar todo o encontro baseado nessa cena. O exercício vai tomando corpo e podemos perceber uma unidade verbal e psicológica da personagem que será representada pelos integrantes (mulher e homens), objetivo central do jogo. A leitura vai tomando um ritmo real, com variações de entonações e pausas. Anderson Damião chega e embarca no jogo.
Em seguida, querendo estimular seus atores para o próximo exercício, o diretor pede que cada um escolha um trecho de quatro linhas da cena, dando 20 minutos para que estudem e apresentem aos integrantes. Willams Costa disponibiliza para a cena uma bíblia, um banco e um reco-reco.
É pedido para os atores que eles façam pães. A atriz Jéssica Viana, já no jogo como Rainha, domina seus servos contando quantos pães cada um fez. Ela passa a brincar com eles, pedindo que contem de várias formas, de trás para frente, de dois em dois... Até que eles se atrapalham e nem saibam mais o quê estão contando.
Em seguida, o diretor dispõe o espaço para que as marcações sejam experimentadas repetidas vezes.
O próximo exercício foi fundo no nosso instinto animalesco: a necessidade carnal e psicológica para com o alimento. Os atores vão devorando loucamente os pães que estão espalhados pela sala, sem se preocupar com a fome do outro, mas apenas a sua, deixando transparecer que para se sobreviver no mundo animal, é preciso estar atento e ser ágil a ponto de matar para não morrer.

12h28 – Fim do encontro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário